quinta-feira, 29 de abril de 2010

Dicas

A coleta de entrevistas é uma parte importantíssima do seus trabalho de pesquisa, não deixe que pequenos detalhes ponham tudo a perder! Os cuidados começam na hora de escolher o local da entrevista.


- Não deixe o trabalho de degravação para última hora! Você não precisa terminar de realizar todas as entrevistas para entrar em contato conosco. Os arquivos podem ser enviados a medida que você realiza as gravações. Isso facilita o seu tabalho e o nosso, além de evitar stress e correria perto dos tensos momentos finais da sua tese.

- Escolha um lugar silencioso para realizar a entrevista, longe de animais de estimação, carros, televisão, barulhos externos. Os ruídos podem tornar partes da entrevista inaudíveis. Nesse caso, costumamos colocar uma indicação entre parênteses (inaudível), ou, quando não compreendemos uma palavra ou nome, deixamos uma lacuna (_______).

- Deixe o gravador perto do entrevistado, principalmente se é uma pessoa que fala baixo. Se perceber que o entrevistado está constrangido com a gravação, não afaste o gravador. Depois de alguns minutos, a pessoa se acostuma e fica à vontade.

- Deixe o gravador em uma superfície estável, não fique movimentando o aparelho.

- Se perceber que o entrevistado falou alguma coisa de maneira pouco clara, espere ele terminar e repita brevemente o que ele disse.

- Evite, sempre que possível, fazer entrevistas com mais de uma pessoa ao mesmo tempo, pois muitas vezes todos falam ao mesmo tempo, tornando alguns trechos inaudíveis.

- Não fale ao mesmo tempo que o entrevistado.

- Nosso trabalho fica mais rápido e fácil se você enviar uma lista com os nomes de pessoas, produtos, projetos e termos técnicos ou específicos que aparecem constantemente durante a entrevista ou palestra.

- No caso de degravação de seminário ou palestra, deixe o gravador próximo à fonte de som.

- Entregue o arquivo em formato MP3 ou WAV no caso de transcrição de áudio e AVI ou MP4 para transcrição de vídeo. Outros formatos têm de ser convertidos e isso demanda mais tempo além de sair mais caro.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário